quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cultura e sensacionalismo :


Ontem quando eu passava pelo quarto do meu pai ele estava assistindo naquela TV enorme, um programa sensacionalista. Logo me preocupei com isso, com a educação que ali estava habitando na minha casa, ao redor dos meus irmãos. Certo que entendendo pelo lado que meu pai falou, que você assistindo esses programas que você vai saber o que se passa perto de onde a gente mora e vamos ficar mais cuidadosos,e iremos nos prevenir melhor de qualquer ação de violência. Positivo, mais você não é tão ingênuo a esse ponto de não saber o suficiente pra se precaver de qualquer situação.Vejo o tempo todo meus irmãos indo pra lá e pra cá com jogos e assistindo besteira na TV. Eu não assisto TV mais, não jogo mais video game, ainda tenho o Orkut, não sei até quando isso vai durar, o que me prende lá é a forma fácil de poder falar com seus amigos. Isso por que encherguei o quanto é apelativo esses tipos de programas.






Sensacionalismo é geralmente o nome dado a um tipo de postura editorial adotada regular ou esporadicamente por determinados meios de comunicação, que se caracteriza pelo exagero, pelo apelo emotivo e pelo uso de imagens fortes na cobertura de um fato jornalístico. Exagero de tal fato exibido com muitas cenas emotivas e de certa forma generalizando o tema exibido.
Ultimamente usa-se esse recurso para ganhar audiência, pois choca a mente dos espectadores.
Esta prática não é um fenómeno isolado, ou seja, faz parte de um processo histórico e cultural, sendo influenciado por matrizes como a pornografia, o melodrama, o folhetim, o romance gótico, a literatura de horror, a literatura fantástica e o romance policial.
A mídia sensacionalista expõe a desgraça alheia, onde programas e jornais divulgam a violência, revelam bandidos e o erro dos outros em troca de audiência.


Cultura é um conceito desenvolvido inicialmente pelo antropólogo Edward Burnett Tylor para designar o todo complexo metabiológico criado pelo homem. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Explica e dá sentido à cosmologia social; É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
Saiba mais sobre Cultura clicando aqui galera XD

Então pra que ficar assistindo esses programas apelativos que só querem ibope e votos em cima do povo ignorante que assiste a miséria de uma mãe chorando pelo filho e a destruição de uma familia que chora sua morte. É isso que queremos mesmo assistir? Nesse debate pude mostrar a meu pai o único canal da TV aberta "a que é a que o povo pobre tem acesso", que apenas um canal eu poderia mudar naquela hora e nesse canal estaria falando de educação na escola, dentre outros assuntos mais ligado com cultura. Mudei para o canal 2 TVE e pronto, no mesmo momento que apareceu a imagem já tinha um repórter dentro de uma sala de aula, em um colégio municipal. Melhor exemplo não pude dar, me senti com toda razão do mundo nesse momento. Como ele não gosta de perder a razão nunca, ele tentou me atingir de varias formas, nunca da o braço a torcer.
O mundo hoje te dá muitas escolhas mas as que mais atrai você são as coisas que não te levam a nada, basta ser forte e inteligente pra fazer sua melhor escolha, mas claro que quando fazemos escolhas qual quer que seja ela, sempre, como que por obrigação, perdemos algo importante em nossas vidas, se não é importante poderia ser. Mas se não o fizermos o que será da gente também? Estagnado, limitado, impossibilitado de um desenvolvimento. Isso é Evolução sociocultural. (Clique pra saber o que é, ou vai ficar nessa aí paradão(ona) também.) Se ligue!


Ela transforma você
no que ela quer.



       Palhaço, eles ou você?
Talvez os dois, por eles fazerem a palhaçada pra vocês rirem dela.


Quem manipula quem?
Manipuladores e manipulados  

Aonde está ela?
   





Quem é vocÊ??????
Meu nome é Pablo Passos e eu quero ajudar você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário